PROATIVA (Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem)
Consultando o site PROATIVA nos objetos de aprendizagem, escolhi a categoria linguagem, que tem por objetivo central estimular as produções textuais dos alunos através da relação imagem-texto, de forma prazerosa e lúdica. Através das atividades propostas, procura-se explorar a escrita de histórias de maneira autônoma e criativa, bem como a coerência entre a escrita e as ilustrações/desenho. Busca-se respeitar a liberdade de criação e expressão da criança, que ao longo de seu texto poderá refletir sobre o que produziu de acordo com a sua lógica ou em consonância com o direcionamento proposto por seu professor. O aluno que realizou esta atividade foi o Guilherme (síndrome de Asperger), está na 3ª série e apresenta grande dificuldade de concentração em sala de aula, onde se recusa a copiar as atividades passadas no quadro por sua professora Rosane. Selecionamos Histórias Fantásticas, na atividade 1 o aluno escolheu como tema fazenda. Apreciem, portanto, a sua história no desenho abaixo.
Vânia Almeida
Oi Vânia. Que belo trabalho! De fato a aprendizagem não tem local, nem hora... As vezes ficamos na sala de aula um tempão querendo que os alunos "rendam algo" e na verdade naquele momento e com aquelas ferramentas as coisas não se concretizam. Vale aí o bom senso e o olhar do professor também enquanto a avaliação deste aluno, que muitas vezes (em outros casos)é motivo e alvo de críticas.
ResponderExcluirAchei um encanto de trabalho. Parabéns pela iniciativa de postá-lo em seu blog.
Abraço,
Cláudia Michelli.
Linda a historia de Guilherme como ele é criativo..parabéns fizeste um excelente trabalho...
ResponderExcluirAbração forte
Raquel Oliveira da Silva
Oi Vânia Almeida, faço parte do Grupo PROATIVA, e o grupo fica muito feliz por saber que vocês estão trabalhando com nossos objetos de aprendizagem e que está fazendo a diferença no aprendizado das crianças.
ResponderExcluirMixilene Sales